Make your own free website on Tripod.com
 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 .

.

SHEMA ISRAEL, ADONAI ELOHENU, ADONAI ECHAD! DEUT 6:4

 

Você não sabe, mas está comendo inseto!

Informação Nutricional porção de 45g
 
  Quantidade por porção  
%VD*
 
 
  Valor calórico  
60 kcal
 
3
 
 
  Carboidratos  
10g
 
4
 
 
  Proteínas  
3g
 
13
 
 
  Gorduras totais  
1g
 
2
 
 
  Gorduras saturadas  
8,5g
 
3
 
 
  Colesterol  
0 mg
 
0
 
 
  Fibra alimentar  
0g
 
0
 
 
  Cálcio  
120mg
 
15
 
 
  Ferro  
0,7 mg
 
**
 
 
  Sódio  
35 mg
 
12
 
 
  Vitamina A  
6,75 mcg
 
15
 
 
  Vitamina D  
1,35
 
15
 
 

(*)Valores Diários de Referência com base em uma dieta de 2.500 calorias.(**)Quantidade não significativa.
 

 
Ingredientes:
Leite desnatado, açúcar, preparado de morango (morango, açúcar, água, espessante, amido modificado, goma xantana e goma guar, ácido cítrico), leite em pó desnatado, creme de leite, amido modificado, concentrado protéico de leite, suplemento mineral e corante natural carmin de COCHONILHA (ênfase nossa).

NÃO CONTÉM GLÚTEN

 Todos nós comemos inseto !

 

Ao nos depararmos com produtos visualmente apetitosos, nos imaginamos degustando aquela delícia aparentemente inofensiva a nossa fé; puro engano!

Andando pelos corredores de um supermercado, resolvemos verificar os rótulos de alguns produtos e nos pareceu verdadeiros enigmas, palavras de teor técnico com a finalidade a atender as exigência governamentais e seus órgãos de controle.

Procurando ajudar a resolver e decifrar alguns destes rótulos inigmáticos, passamos as pesquisas.

Produtos de grande consumo, tais como biscoitos, sorvetes.. etc.  costumam conter corantes; esses corantes naturais se você procurar no rótulo das embalagens, vai encontrar com seguintes nomes:

-         "Vermelho 4"

-         "Vermelho 3",

-         "Carmim",

-         "Cochineal",

-         "Corante natural carmim de Cochonilha",

-         "Corante C.I",

-         "Corante ou Colorizante E120"

 

Todos esses são sinônimos de Corante de Cochonilha. 

Pois bem, o que é Cochonilha?

Cochonilha (Dactylopius coccus) é um inseto originário do México, mede de 2 a 5 milímetros de comprimento e é utilizada como corante em inúmeras sobremesas, bebidas, roupas, chás etc. de coloração vermelha (como bolachas de morango e geléias de amora, por exemplo).

Os corantes Vermelho 4, Vermelho 3, Carmim, Cochineal, Corante natural carmim de Cochonilha, Corante C.I e Corante ou Colorizante E120 são todos feitos a partir de milhares desses insetos esmagados.

Estamos comendo insetos !!!

Saiba mais sobre os corantes:

 

Carmim de Cochonilha 3%

Corante natural obtido à partir de partes secas do corpo da fêmea do inseto Dactilopius Coccus. Corante natural utilizado para intensificar a cor dos alimentos.

 

Cores :

Vermelho

 

Ácido Carmínico 

Depois do processo de transformação do carmim para solução lipossolúvel, com dissolução amoniacal (água e hidróxido de amônio). A formulação contém 3% de ácido carmínico, suficiente para colorir presuntos, mortadelas, salsichas, queijos e bebidas lácteas.

 “Cada 10 gramas do corante consegue colorir 100 kg de produto”.

NOTA de 'o Caminho' - outro dia destes, comprei em um supermercado umas salsichas de frango cuja coloração era de um rosa esbranquiçado... Não fui muito com a "cara" dela pois estava acostumado com aquelas vermelhas (se bem que o frango não o é). Pensei comigo: sei que as salsichas são coloridas artificialmente; possivelmente com o tal de urucum! No entanto, em casa pude aprovar o produto pois pareceu-me mais autentica (verdadeiramente de carne de frago) do que as que eu tinha consumido anteriormente... Numa segunda compra, pedi para verificar a composição das mesma e pasmem: SEM COCHONILHA (que eu imaginava ser algum tipo de semente)... Vivendo e aprendendo (a ler os rótulos)!!!

 

Cores

Laranja/Vermelho

 

Utilização:

Geléias e doces, chás, balas, bebidas, sorvetes, sucos, presuntos, mortadelas, salsichas, queijos (prato, mussarela, provolone, etc) e bebidas lácteas (iogurte, principalmente).

 

Efeitos adversos:

Deve ser evitado por pessoas sensíveis a aspirina e asmáticos.

Estamos elaborando uma lista dos produtos que não contém estes corantes, mas, podemos indicar, a priori, os produtos O-kter e Da Barra (não é mershadaise mas sim constatação)...

 

Redação: Yerushalaim

Edição: o Caminho.

 

VISITE A NOSSA LOJA ON-LINE

Temas DVs

HOME

CIC

CONGREGAÇÃO

ISRAELITA

O CAMINHO

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

.