.

 

SHEMA ISRAEL, ADONAI ELOHENU, ADONAI ECHAD! DEUT 6:4

 

A Violação da Intimidade

Pr. Dilson Bezerra

Estamos vivendo em uma sociedade saturada de sexo para todos os lados. Em nome da liberdade de expressão, ou da liberdade de escolha nossa sociedade tem permitido uma liberação do sexo que já começa afetar as nossas crianças. Talvez ao ler este artigo alguns vão me chamar de um pastor careta, mas a realidade precoce do sexo na vida dos nossos jovens pode deixar marcas que eles terão de carregar pelo resto da vida. Há algumas semanas atrás assisti uma reportagem no programa fantástico da Rede Globo sobre namoro de crianças (8 a 10 anos), que me deixou chocado e preocupado. O que mais me surpreendia é que os pais que são suposto ser guardiões e educadores dos filhos, dizia que achavam isso normal e que não viam problema. Diziam eles, que estavam apenas um pouco preocupados por isso está vindo tão cedo.

As vezes fico me perguntando que tipo de sociedade é essa que estamos criando. Se há um novo sabonete para ser lançado no mercado, sexo na propaganda. Se há um novo carro que está sendo lançado, sexo na propaganda. As mulheres e os seus corpos bonitos estão presentes em centenas de comerciais e eventos promocionais. Interessante é que geralmente se explora as mulheres e sua beleza visual. E a razão para isso é obvia, pois o homem se excita e é atraído pelo visual. O Norte-Americano Edwin Cassi Jr. Ao encontrar sua filha de 15 anos violentada e morta disse: "Não posso culpar somente a pessoa que fez isso com minha filha, mas o que dizer de uma sociedade que permite revistas pornográfica nas bancas e mede a beleza das mulheres pelo tamanho dos bustos das estrelas de Hollywood. "A vulgaridade com que este assunto vem sendo tratado não só num contexto genérico, como familiar também, é algo assustador. A precocidade e liberação do sexo se constitui em uma violação de algo que foi criado por Deus com o objetivo de fortalecer o relacionamento entre um homem e uma mulher no matrimonio. Quando nós olhamos para a fisiologia do homem e da mulher, ficamos impressionados de como temos um Deus sábio que supre às nossas necessidades.

O sexo foi estabelecido por Deus como a consumação suprema da união matrimonial. Nossa sociedade a muito tempo já vem aceitando a idéia de que o sexo fora do casamento e perfeitamente normal. Nossos jovens estão crescendo com a mentalidade de que a troca de parceiros é uma coisa absolutamente normal. Deus ao colocar o sexo em cada pessoa, estabeleceu em cada ser humano um vinculo de intimidade que só deveria ser partilhado com aquele outro que decidimos casar. Quando permitimos que alguém faça uso e proveito do nosso órgão sexual antes da hora, violamos a pureza do sexo que Deus nos concedeu. Com a mídia impregnada de sexo, filmes, novelas e programas, cria-se uma cultura sexual que vai alimentando a mente das pessoas fazendo do nosso século o campeão de adultérios e fornicação.

A grande maioria dos filmes e novelas atacam e agridem os valores morais da sociedade moderna. A tendência de levar os adultos, e as próprias crianças, ao mundo imaginário das telas é uma realidade nos dias atuais. A mídia se tornou formadora de opinião, substituindo os valores familiares tradicionais, por conceitos e valores quem tem as suas substancias e valores no dinheiro e no poder. É interessante como no mundo atual o sexo é usado como meio ou conduto de alguma coisa. Temos muitas pessoas nos dias de hoje que estão violando-se a si mesma por usarem o sexo indevidamente. O prazer sexual em si só, é como a bebida e a droga, tem uma boa sensação na hora do uso, mas deixa uma ressaca, um sentimento de culpa, e um vazio que destrói a alma. Há pessoas que se tornaram escravas do sexo, e pela permissividade de usar o sexo erroneamente, mesmo quando casam não conseguem alcançar a plenitude da felicidade que a relação intima pode dar.

 

CONEXÃO COM OS SENTIMENTOS

Existe uma intima ligação entre os sentimentos e o ato sexual em si. O homem moderno em um processo lento, tem se degenerado na sua capacidade de amar e de pensar no próximo. Neste mesmo tempo como seres humanos estamos a desenvolver instintos animais que alimentam a satisfação carnal própria. Deus estabeleceu o sexo para ser a consumação plena do amor, e não o veiculo ou conduto, para se chegar ao amor. Quem já não levou uma cantada dessa: "Se você me ama você vai fazer sexo comigo..." "Nos vamos casar mesmo, que é que tem que agente faça antes..." "Se você não me der eu vou acabar e procurar outra..." "Fazer sexo é uma prova de que você me ama..." Note que estas declarações que constantemente ouvimos por ai a fora, mostram a leviandade com que as pessoas usam o ato sexual para satisfazer suas necessidades carnais. Sexo sem ser a consumação do amor (fora do casamento) é uma violação da intimidade. A vulgaridade de um ato desprovido de sentimentos e do compromisso matrimonial, nós levam a uma posição de abuso e infidelidade do nosso parceiro.

As doenças transmissíveis, e especialmente a AIDS tem legitimado cruelmente aqueles que se tornaram adeptos do prazer carnal e do sexo livre. A infidelidade da vida de solteiro com certeza vai se refletir nos anos de casado mais tarde. Talvez você não admita que está sendo infiel por ser solteira(o) e ter relações com seu namorado(a). Mas no fundo, no fundo, você está sendo infiel a Deus que estabeleceu o sexo dentro do casamento, você ta sendo infiel a você mesma(o) porque a tua intimidade foi violada fora do leito matrimonial, e a tua família (especialmente os teus pais) que gostaria de honrar a brancura do teu vestido no dia do casamento, com a pureza da tua virgindade.

 

CONSEQÜÊNCIAS DA VIOLAÇÃO

As vezes somos incapazes de avaliar as conseqüências de violar a nossa intimidade. Não são poucos os casamentos que acabam por se desfazer porque o números de parceiros sexuais antes do matrimonio, causou alguns danos profundos no sentimento da sua intimidade. Durante os anos pós-matrimonio temos que nos confrontar com crises que muitas vezes nos fazer recordar de momentos vividos no tempo de solteiro. Estas comparações trazem sentimentos e insatisfações a nossa relação que, se não são cuidados, podem trazer conseqüências profundas. Há homens que acostumados a ter muitas parceiras adentram os portais do matrimonio com uma vocação definida para o adultério.

A chance dos filhos serem afetados existe, e é grande. Nunca esqueço uma vez que visitava com minha esposa uma mulher e ela disse que se lembrava com alegria dos bons momentos que teve com muitos rapazes lindos, mas que havia casado com aquele feioso e agora como tinha dois filhos não podia fazer mais nada. As vezes fico pensando quantos casais se tornaram escravos da vida matrimonial e vivem juntos porque é o jeito. Pessoas que violaram a sua intimidade antes do leito matrimonial e carregam as seqüelas pela estrada da vida.

O sexo foi criado por Deus para um momento especifico de gozo e plenitude. A intimidade deste momento revela a plenitude do amor, quando um homem e uma mulher se tornam uma só carne ligados um ao outro pelo laço sagrado do sexo. Essa vulgarização e exploração sexual da sociedade moderna, não é outra coisa senão o atestado de óbito da relação matrimonial e familiar. As marcas desta tragédia já podem ser vistas nos índices assustadores de gravidez juvenil, de divórcios e separações, de doenças venéreas, e mais que isso, um crescimento assustador da prostituição juvenil. O problema do menor abandonado é uma constante nos paises do terceiro mundo. Os números de pedidos de teste de DNA revelam que esta violação da intimidade, está conduzindo as pessoas ao sexo antes do casamento, e vai trazer um preço alto para a sociedade pagar. E as grandes vitimas desta tragédia serão com certeza as gerações vindouras. Eles herdarão esta carga liberal e imoral que foi estabelecida pela depravação e conivência, de um sociedade permissiva, que condescendeu com o liberalismo sexual.

 

COMO SE PROTEGER DESTA VIOLAÇÃO

Não sou nenhum mágico para trazer soluções, mas sei que pais e filhos podem estabelecer alguns critérios para proteger a família desta violação liberal do sexo livre, protegendo nossos filhos e a nos mesmos deste inimigo mortal. Um grande passo que podemos dar é orientar nossos filhos a não começar a namorar precocemente. Se permitimos ou estimulamos um namoro aos 15 anos com certeza em dois ou três anos nossos filhos estarão com uma vida sexual ativa. E afirmo isso porque a partir do momento que o sexo é despertado, será muito difícil controlá-lo. Os adolescentes estão completamente impotentes para lutar contra este fogo sexual que brota dentro deles. Pode parecer uma caretice o que escrevo, mas na realidade é uma grande proteção, especialmente levando em consideração os tipos de namoro que os nossos jovens tem hoje.

Um outro conselho que daria é que em nenhum momento troque a sua intimidade por nada. Quer seja seu patrão, namorado(a), amigo(a) ou mesmo noivo(a) que queira tirar proveito da posição em que se encontra. Nada neste mundo pode comprar o preço da sua virgindade, exceto o casamento. Quando você viola você mesmo permitindo que sua intimidade seja usada por outra pessoa fora do matrimonio, você deprecia sua própria auto-estima. A intimidade do sexo foi a parte mais sensível do corpo dada por Deus para nos caracterizar como masculino ou feminino. Se você já se tornou um escravo da sua sexualidade, eu recomendo que você coloque os joelhos no chão e comece a clamar a Deus por forças, para restaurar sua intimidade e preservá-la para o leito matrimonial. Se as coisas já tiverem ido longe demais, procure ajuda de alguém. Quem sabe busque o suporte de sua mãe, de uma amiga Cristã, de um ministro, ou alguém que você confia e que você sabe que pode lhe ajudar.

Talvez você discorde completamente deste artigo. E eu respeito sua posição liberal. Mas se você estudar a teologia do sexo, e de como Deus criou ele com um plano bem definido para felicidade do homem no matrimonio, você vai ver que a violação da intimidade antes do casamento, tem sido a ruína de milhares e milhares de pessoas no mundo em que estamos vivendo. Há um batalhão de centenas e centenas de pessoas, que vivem neste mundo com o seu emocional mutilado. São pessoas que não vivem a vida matrimonial, elas vegetam. Foram abusadas na sua intimidade e carregam estas marcas no seu interior. Se você é uma destas pessoas, eu queria dizer que talvez você não possa virar a página do passado da sua vida. Mas Deus pode fazer isso por você.

Preservar a nossa intimidade de uma violação, é manter-se puro para um momento que começa no altar e se consuma na cama. Um momento que vem cheio de gozo, pureza e plenitude. Um momento que da a largada, para uma vida matrimonial sem culpa, sem ressentimentos, pura e plena de amor e felicidade. Se você não violou sua intimidade, PRESERVE! Se você já violou sua intimidade, RESTAURE! Deus pode fazer isso por você. Que Deus nos faça forte para resistir estes abusos sexuais que somos submetidos pela mídia a cada dia,e nos dê a vitória plena, em uma relação matrimonial sem culpa, sem macula e feliz. Que Deus seja contigo! Boa Sorte!

VISITE A NOSSA LOJA ON-LINE

VOLTAR

Temas DVs

HOME

CIC

CONGREGAÇÃO

ISRAELITA

O CAMINHO

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

.